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Transformação Digital: Gartner revela tendências de tecnologia estratégica para 2022

Vejas as tendências de tecnologias mapeadas pela Gartner.

O ano de 2022 já chegou e com ele novas oportunidades de impulsionar a Transformação Digital do seu negócio. A Gartner, empresa especializada em consultorias de tecnologias, mapeou as principais tendências para o setor.

Preparamos esse artigo com 12 tendências estratégicas que vão auxiliar os líderes de empresas a buscarem o crescimento, digitalização e eficiência em seus projetos, além de ajudar o seu negócio a se posicionar como parceiros estratégicos na organização.

Sabemos que todo início de ano significa a renovação de ciclos, representando o momento ideal para dar os primeiros passos rumo a um novo patamar no âmbito profissional, por isso aproveite a oportunidade e boa leitura.

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Cenário favorável para novas estratégias de Transformação Digital

Durante os últimos meses, muito se falou sobre como a pandemia acelerou o processo de Transformação Digital em meio ao cenário de adaptação que o mundo precisou se submeter.  É verdade que com o avanço da vacinação, toda a avaliação sobre o cenário pandêmico se tornou mais otimista, mas isso não significa que a situação irá se normalizar tão cedo, principalmente no ramo empresarial.

Dessa forma, vale destacar que a tecnologia segue trabalhando em benefício da sociedade, criando soluções inovadoras para viabilizar empregos remotos e levar soluções para os seus clientes.

Mais do que nunca, estar atento às tendências de tecnologia se faz necessário para que empresas e seus líderes consigam acompanhar a velocidade da Transformação Digital em um mundo cada vez mais globalizado, através de soluções inovadoras.

Veja as 12 tendências de tecnologias mapeadas pela Gartner para o ano de 2022.

Confira as tecnologias que vão se destacar em 2022, segundo a Gartner

1 – Data Fabric

O termo Data Fabric pode ser visto como uma arquitetura e um pacote de serviços de dados capazes de fornecer recursos consistentes em ambientes multicloud. A robusta arquitetura padroniza as práticas de gerenciamento de dados na nuvem, on-premise e em dispositivos de borda. Podemos destacar como vantagens da Data Fabric a visibilidade e geração de insights, acesso e controle, proteção e segurança dos dados.

Essa malha de dados pode beneficiar-se das análises para aprender e recomendar onde os dados devem ser usados ​​e alterados. Isso pode reduzir os esforços de gerenciamento de dados em até 70%.

2 – Malha de segurança cibernética (Cybersecurity Mesh)

A malha de segurança cibernética é uma arquitetura flexível, capaz de integrar serviços de segurança amplamente distribuídos e diferentes.

Essa arquitetura permite que as melhores soluções de segurança autônomas trabalhem juntas para melhorar a segurança geral enquanto aproxima os pontos de controle dos ativos que eles foram projetados para proteger. Ele pode verificar de forma rápida e confiável a identidade, o contexto e a aderência à política em ambientes em nuvem.

3 – Computação com aprimoramento de privacidade (Privacy-Enhancing Computation)

A computação com aprimoramento de privacidade protege o processamento de dados pessoais em ambientes não confiáveis ​, fator cada vez mais crítico devido à evolução das leis de privacidade e proteção de dados, bem como às crescentes preocupações dos usuários.

O foco em uma computação que promove a privacidade utiliza uma variedade de técnicas de proteção da privacidade para permitir que o valor seja extraído dos dados, ao mesmo tempo que atende aos requisitos de conformidade.

4 – Plataformas cloud native (Cloud-Native Platforms)

As plataformas cloud native são tecnologias que permitem construir novas arquiteturas de aplicações resilientes, elásticas e ágeis. Dessa forma, é possível responder e se adaptar a qualquer à diversas situações dentro do mundo digital.

As plataformas cloud native aprimoram a abordagem tradicional de migração de uma estrutura para a nuvem, que por muitas vezes resulta em um processo não eficiente e falha em aproveitar os benefícios da computação em nuvem e adiciona complexidade à manutenção.

Você pode conhecer mais sobre soluções cloud native, através desse link.

5 – Aplicações compositivas (Composable Applications)

Aplicações combináveis são desenvolvidas a partir de componentes modulares centrados nos negócios.

As aplicações combináveis ​​facilitam o uso e a reutilização do código, acelerando o tempo de colocação no mercado de novas soluções de software e liberando valor corporativo.

6 – Inteligência de Decisão (Decision Intelligence)

A inteligência de decisão é uma abordagem com o objetivo de melhorar a tomada de decisão organizacional, sendo parte fundamental no processo de Transformação Digital. Ele modela cada decisão como um conjunto de processos, usando inteligência e análises para informar, aprender e refinar as decisões.

A inteligência de decisão pode ser um braço direito para ajudar os humanos a tomarem as suas decisões e, potencialmente, automatizá-las por meio do uso de análises aumentadas, simulações e IA.

7 – Hiper automação (Hyperautomation)

A hiper automação é uma abordagem de negócios desenvolvida para identificar, examinar e automatizar rapidamente o maior número possível de processos de negócios e TI.

Essa abordagem permite escalabilidade, operação remota e interrupção do modelo de negócios. Trata-se da automação de qualquer processo empresarial que combina RPA (Automação de Processos Robóticos) e outras tecnologias como Inteligência Artificial.

8 – Engenharia de IA (AI Engineering)

A engenharia de IA automatiza atualizações de dados, modelos e aplicações para agilizar a entrega de uma solução IA. Combinado com uma forte governança de IA, essa prática poderá operacionalizar a entrega de IA para garantir seu valor de negócios contínuo.

9 – Empresas Distribuídas (Distributed Enterprises)

As empresas distribuídas refletem um modelo de negócios digital-first, remote-first para melhorar as experiências dos funcionários, digitalizar os pontos de contato do consumidor e do parceiro e construir experiências de produto.

As empresas distribuídas atendem melhor às necessidades de funcionários e consumidores remotos, que estão aumentando a demanda por serviços virtuais e locais de trabalho híbridos.

10 – Experiência Total (Total Experience)

A experiência total é uma estratégia de negócios que integra a experiência do funcionário, do cliente e do usuário. Essa estratégia agrega multi experiência em vários pontos de contato para acelerar o crescimento.

A experiência total pode gerar maior confiança, satisfação, lealdade e defesa de clientes e funcionários por meio do gerenciamento holístico das experiências das partes interessadas.

11 – Sistemas autônomos (Autonomic Systems)

Os sistemas autônomos são sistemas físicos ou de software autogerenciados que aprendem com seus ambientes e modificam dinamicamente seus próprios algoritmos em tempo real para otimizar seu comportamento em ecossistemas complexos.

Os sistemas autônomos criam um conjunto ágil de recursos de tecnologia que são capazes de suportar novos requisitos e situações, otimizar o desempenho e defender contra ataques sem intervenção humana.

12 – IA geradora (Generative AI)

A IA generativa aprende sobre artefatos a partir de dados e gera novas criações inovadoras que são semelhantes ao original, mas não o repetem.

A IA generativa tem o potencial de criar novas formas de conteúdo criativo, como vídeo, e acelerar os ciclos de P&D em campos que vão da medicina à criação de produtos.

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Esse artigo foi inspirado e teve parte de seu conteúdo traduzido através do site oficial da Gartner, confira:

Gartner Top Strategic Technology Trends for 2022

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